Ciências da Comunicação - 2º Semestre

agosto 05, 2016

Previamente falei-vos do meu 1º semestre em Ciências da Comunicação (curso que estou a frequentar), podem ler neste post.
Hoje venho então falar-vos do meu 2º semestre, mais uma vez o objetivo é apenas ajudar-vos na decisão do curso, mas leiam a primeira publicação onde explico melhor o funcionamento do curso.


Começo então pela minha cadeira preferida: Economia. É uma cadeira que serve a todas as vertentes do curso pois é geral, todos nós deveríamos ter bases de Economia para perceber as questões mundiais e nacionais que, embora agora não nos digam muito, um dia vai-nos dar imenso jeito, quer na vida pessoal, quer na vida profissional.

De seguida: Métodos Quantitativos. Mais uma vez uma cadeira geral que é capaz de dar imenso jeito se quiserem seguir a vertente de Comunicação Estratégica (Marketing, Publicidade, etc). Não é difícil, nem fácil, quem tem MACS no secundário já deu parte da matéria, já eu estava completamente à nora.

Em terceiro: Teoria da Comunicação. Uma cadeira demasiado geral, mas interessante até certo ponto, o nome faz lembrar uma coisa mas é completamente outra. Passamos as aulas a fazer debates sobre textos lidos em casa (alguns interessantes, outros nem por isso).

Em quarto: História dos Media. É uma cadeira com excelente potencial, acho que o que faltava era mais dinâmica na forma como é dada. Eu gosto muito de História por isso gostei da cadeira, mas era um pouco monótona. Contudo tudo o que é dado é extremamente importante.

Por último: Sistémica e Modelos de Informação. Foi a minha pior cadeira, não gostei da matéria (que é relacionada com Engenharia), e foi a minha pior nota (mesmo depois de ter ido a melhoria). Ainda não percebo porque tenho esta cadeira, mas não pensem que é só em CC que há cadeiras assim, todos os cursos têm aquela cadeira que não tem nada a ver com nada.

Sei que é um publicação chata, mas espero ajudar-vos. Para o ano as cadeiras são mais interessantes (espero eu). Espero ver-vos em Setembro, a FCSH/NOVA está à vossa espera!

You Might Also Like

4 comentários

  1. Tenho estado a ler todos os teus posts relacionados com este curso!! Desde já um grande obrigada por falares neste assunto!! É dificil encontrar informação :) Thank you <3
    Beijinhos! https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. de nada, sempre que posso falarei do meu curso! sei que é preciso fazê-lo pois as faculdades não ns dão a informação toda :/
      beijinhos!

      Eliminar
  2. Economia é muito difícil? Há muitos cálculos ou é mais teorias e teses? E os métodos Quantitativos? São muito difíceis para quem nunca teve macs ou aprende-se bem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Economia para mim foi fácil, o professor é super acessível e ajuda imenso. No curso partilhamos apontamentos entre todos o que ajuda também muito! Métodos Quantitativos da parte de MACS é fácil, é contas mas com atenção torna-se fácil, só é chato a parte to trabalho teórico, mas faz-se bem :)

      Eliminar